A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) é influente e está em ascensão no Congresso. É o que aponta o estudo “Os cabeças do Congresso”, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

O levantamento aponta os 100 deputados e senadores mais influentes e adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança.

Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas, analistas e jornalistas políticos, além de pesquisas sobre projetos apresentados e discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

Além dos 100 mais influentes, o Diap relaciona outros 50 deputados que, segundo a metodologia, estão em ascensão. Nessa categoria, estão aqueles que recebem missões partidárias e buscam abrir canais de interlocução, criando espaços próprios.

“E ter destaque neste cenário é muito importante. Significa estar cumprindo de forma correta o papel de representante dos catarinenses e reafirma que a sensibilidade e a força feminina são imprescindíveis na política atual”, finaliza Geovania de Sá.