Lançamento de Livro abre Semana do Contestado

O resgate histórico do Contestado estará em evidência mais uma vez em Caçador, com a realização da segunda “Semana do Contestado”, realizada entre 24 e 30 de outubro. Nesta segunda-feira (24), às 19h30, a programação inicia oficialmente, no Plenário Osvaldo José Gomez da Câmara Municipal, com o lançamento da obra “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”, do historiador Delmir José Valentini. Além disso, o público poderá acompanhar a apresentação do teatro “O Exército Encantado”, da Cia de Artes Vento Negro.

A obra de Valentini apresenta estudos do contexto da chegada e da atuação do Grupo da Brazil Railway Companhy na Região do Contestado, partindo da construção de ferrovias entre as bacias hidrográficas dos Rios Iguaçu e Uruguai, do início das atividades colonizadoras e da extração comercial e industrial da madeira. Aponta ainda uma ruptura no modo de vida tradicional dos antigos moradores, resultando na crise que desencadeou a luta armada, através de um conjunto de bibliografias, fontes documentais e memórias.
Para o presidente do Legislativo, Valmor de Paula, o livro enriquece ainda mais o Contestado, reavivando a memória dos que buscam entender o conflito e, acima de tudo, a sua própria história. “O professor Delmir é um apaixonado por tudo o que envolve o Contestado e tem, ao longo dos anos, contribuído muito para que esta chama se mantenha viva. Esta obra é um exemplo disso e, e servirá como fonte de pesquisa para esta e para as próximas gerações”, destacou o presidente, convidando todos para prestigiar o lançamento a demais atividades que integram a Semana do Contestado.

ASCOM CMC/Divulgação 
Blog Zanatta News


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com palavrões, ofensa moral, xingamentos ou que possa denigrir a imagem de alguém ou do blog não serão aceitos.