Horário de verão inicia neste domingo dia 16

Como todos os anos, algumas regiões do Brasil devem adiantar seus relógios em uma hora e este ano o Horário de Verão iniciará logo no primeiro minuto deste domingo (16). Ao todos 10 estados mais o Distrito Federal e incluindo Santa Catarina estão na lista de regiões que devem fazer este adiantamento.

Este horário de verão deve durar do próximo domingo (16) até o dia 19 de fevereiro de 2017. Esta é a 41º Edição em que o Brasil adota esta iniciativa com o objetivo de incentivar o consumo consciente de energia elétrica e consequentemente, economizar no final do mês.
O horário de verão entra em vigor nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, conforme o decreto de lei nº 6.558 de 2008, revisado em 2013. O texto ainda prevê a duração de quatro meses para o período de horários alterados, entre o terceiro domingo de outubro de cada ano e o terceiro domingo de fevereiro do ano consecutivo.
“O Horário de Verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde do que normalmente o seria motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em 1 hora. O efeito provocado é o de não haver a coincidência da carga referente à entrada da iluminação com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas”, explica em comunicado o Ministério de Minas e Energia do Governo Federal.

Por isso, não se esqueçam, as zero horas deste domingo, adiante seu relógio em uma hora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com palavrões, ofensa moral, xingamentos ou que possa denigrir a imagem de alguém ou do blog não serão aceitos.