Aos 30 anos, Museu do Contestado inaugura sua primeira revitalização

O prefeito de Caçador, Beto Comazzetto, secretários municipais, autoridades locais, membros da Associação dos Amigos do Museu e demais convidados, inauguraram na tarde desta terça-feira (25) a revitalização do Museu do Contestado, neste dia em que o espaço completa 30 anos de existência e recebe agora sua primeira reforma.

 As obras contemplaram serviços como a troca total do telhado, substituição da madeira da estrutura do prédio, novas calhas, nova pintura mantendo a cor original, revisão da parte elétrica e demais serviços em obras, que resultaram em um investimento da Prefeitura em R$ 44,3 mil para que o Museu possa receber seus visitantes com mais conforto e tranquilidade.
O presidente da Associação dos Amigos do Museu, Edumar Verget Júnior, ressaltou que esta obra fica para a história de Caçador por ser a primeira realizada e que marca um novo começo para o Museu vislumbrando outras etapas de serviços de revitalização para a preservação da história caçadorense e do Contestado. Lembrou também e agradeceu, o empenho do saudoso professor e historiador Nilson Thomé, assim como ao Padre Thomas Pieters, criadores do Museu do Contestado.
O administrador do Museu, Julio Corrente, disse ser um momento de emoção pois atua no local há muitos anos e lembrou de todos os projetos já encaminhados para o Governo Federal e Estadual buscando incentivos para as reformas necessárias, pois o local sofria com goteiras e a deterioração de sua estrutura física. “Temos uma imensa gratidão ao prefeito Beto Comazzetto, que soube ver esta nossa dificuldade e através de recursos próprios, e mão de obra própria, realizou este trabalho que significa muito não somente para nós que trabalhamos aqui, mas porque o Museu do Contestado é um símbolo caçadorense, do Estado, do Brasil e também do mundo, já que recebemos diversos turistas estrangeiros interessados em conhecer nossa história. Muitos não fazem ideia da grandeza deste local”.
O vereador e presidente da CCO da Semana do Contestado, Ricardo Pelegrinello, também enalteceu o trabalho de restauração feito pela Prefeitura pois com isso o atual prefeito Beto assumiu um compromisso e deixa para a próxima administração também um compromisso de dar continuidade nestas obras que são importantes para a cultura caçadorense. “Este é o primeiro passo para o fortalecimento do Museu. São 30 anos de história e temos que dar o valor que ele merece”.


O prefeito Beto Comazzetto primeiramente fez questão de agradecer a todos os servidores públicos municipais que atuaram na obra de revitalização, entre funcionários do prédio sede, Fundema, Infraestrutura, Fundação de Cultura, Museu, além da grande parceira dos marceneiros do Núcleo de Marceneiros da Ampe e a empresa Guararapes que doou materiais para a obra. Para ele, este espírito de querer fazer o bem para Caçador foi fundamental partindo de todos que trabalharam.
“Otimizamos os recursos para esta obra, otimizamos a mão de obra e o resultado está ai. Um trabalho com qualidade, que revigora o Museu e preserva esta história tão rica que está aqui dentro. Desejamos que a próxima administração municipal continue com este trabalho, pois ainda temos a locomotiva e os vagões que precisam de restauração. Vamos buscar fazer os orçamentos necessários e deixar tudo pronto para que os trabalhos possam seguir. Sempre acompanho o número de visitas que o Museu recebe e sabemos de sua importância. É um orgulho poder ter contribuído com esta história e fazer parte deste aniversário de 30 anos entregando uma benfeitoria. Quero também lembrar do historiador Nilson Thomé, que iniciou este trabalho, resgatou toda uma história local e da região, e colocou o Museu para todos os cidadãos. Como caçadorense posso dizer que seja na vida pública ou na iniciativa privada, estaremos sempre lutando para fazer o bem pela nossa Caçador”.

Homenagem

Ao final todos os convidados foram agraciados com uma apresentação da Orquestra Municipal de Caçador, e o presidente da Associação dos Amigos do Museu, Edumar Verget Junior juntamente com o administrador do espaço Julio Corrente, entregaram uma placa de agradecimento ao prefeito Beto Comazzetto pelos serviços prestados, e que agora torna-se também membro da Associação.








ASCOM PMC/Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com palavrões, ofensa moral, xingamentos ou que possa denigrir a imagem de alguém ou do blog não serão aceitos.