2ª EDIÇÃO - Definida programação da Semana do Contestado


A Semana do Contestado será celebrada nesse ano entre os dias 24 e 30 de outubro. A programação foi anunciada pelo vereador Ricardo Pelegrinello, durante a reunião ordinária dessa segunda-feira (10), no Plenário Osvaldo José Gomez. A iniciativa visa celebrar os 100 anos do Contestado e resgatar a identidade cultural da comunidade local e da região.

“Exposição de arte, lançamento de livros, oficinas de plantas medicinais, sessão especial de premiação do concurso nas escolas, PROLER - Literatura do Contestado, teatro, debate, Puxirão do Monge, atividades no Parque Central e missa cabocla fazem parte do cronograma de atividades. A programação inicia dia 17 com a exposição ‘Cotidiano da Fé’, do artista plástico Leandro Vitto, e oficialmente dia 24, seguindo até dia 30”, completa o vereador Ricardo Pelegrinello.
A exemplo da primeira edição durante todo o mês de outubro serão destacados fatos relacionados ao Contestado via mídia local. “Agradecemos os apoiadores da primeira edição e aos que aderiram a nossa proposta esse ano enriquecendo a programação com ações educativas e de preservação do meio ambiente”, destaca o presidente da Câmara Municipal, Valmor de Paula.

AGENDE-SE - Confira a programação desse ano
De 17 a 30 – 17h: Exposição “Cotidiano da Fé”, do artista plástico Leandro Vitto. Apresentação da Orquestra Municipal Marcial Aurora. Local: Espaço Cultural Vereador Almir João Binotto, da Câmara Municipal de Caçador. 
24 - 19h30min: Lançamento da obra “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”, de autoria do historiador Delmir José Valentini e apresentação do teatro “O Exército Encantado”, da Cia de Artes Vento Negro, no Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.
25 – 19h30min: Sessão Especial do Contestado. Premiação concurso de acróstico, poema e redação das escolas. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.
26 – 14h: Oficina de plantas medicinais da região, com Alesio Passos dos Santos e o médico César Paulo Simionato, para a Pastoral da Saúde. Local: Salão da Igreja Nossa Senhora Rainha, no Santelmo.
19h30min: Oficina de plantas medicinais da região, com Alesio Passos dos Santos e o médico César Paulo Simionato, aos acadêmicos. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
27 – 19h30min: Lançamento da obra “Vicente Telles: O Mensageiro do Contestado”, de autoria do jornalista Moacir Pereira e palestra com Vicente Telles. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
27 e 28 – 09h: Oficina de plantas medicinais da região para a Pastoral da Saúde, com Alesio Passos dos Santos, ambientalista, professor de fitoterapia, colecionador e cultivador de plantas medicinais, e o médico Dr. César Paulo Simionato, coordenador do Horto Medicinal do Hospital Universitário da UFSC. Local: Salão da Igreja Cristo Redentor, no Berger.
14h: Oficina de plantas medicinais da região para Profissionais da Saúde, com Alesio Passos dos Santos e o médico, César Paulo Simionato, coordenador do Horto Medicinal do Hospital Universitário da UFSC. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
27 e 28 – 8h30min às 12h e 13h30min às 17h: PROLER - Literatura do Contestado: palestra e sessão de autógrafos com o jornalista, Afonso Romano de Sant´ana, o professor Dr. Ezequiel Theodoro da Silva. Oficinas temáticas, varal de poesias, feira de livros e atividades paralelas. Local: Auditório da Reitoria da UNIARP.
28 – 9h e às 14h: Teatro na Câmara: apresentação das “Cenas do Contestado”, adaptação da peça O Contestado, de Romário Borelli, por alunos do IFSC, de Caçador e direção da FMC; e Chica Pelega, Grupo de Teatro Janela da Arte. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.
28 – 19h30min: Mesa Redonda: “A Religiosidade Contestada”, apresentada pelo jornalista João Batista e participação do professor Carlos Matias, do IFSC e o padre Gilberto Tomazi, especialistas em História do Contestado. Mediador: padre Márcio Martins. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
29 – 09h30min: Puxirão do Monge: campanha de conscientização, limpeza e preservação da natureza e atividades lúdicas, no Loteamento Monge João Maria.
29 – 14h: Atividades no Parque Central: apresentações culturais, mateada, feira de produtos orgânicos, de ervas medicinais e de artesanato e brinquedos para as crianças. Local: Parque Central José Rossi Adami.
15h – Causos com Pinduca, da Etnia Cabocla de Caçador
15h40min - “Bicho de sete cabeças em fúria”, Grupo de Teatro Temporá
16h40min – Oficinas da FMC, dança contemporânea “Em tempos de opressão”, com a professora Maria Luiza Zardo Pegoraro, da FMC
16h50min - “Quero ser como criança”, Grupo de Teatro Shekináh
17h10min – “Maria Rosa e o Contestado”, jazz com a professora Minéia Mafioleti, da FMC
17h20min - Grupo Querência dos Amigos, com Gianderson Mott
17h50min - Lançamento do CD de Rock “Conceitual do Contestado”, da Banda de Rock Peabirus
30 – 14h: Apresentações culturais. Local: Parque Central José Rossi Adami.
15h30min: “Chica Pelega”, grupo Ritos do Contestado, de Lebon Régis
15h50min: Viola Cabocla, de Lebon Régis
17h - Missa Cabocla. Local: Parque Central José Rossi Adami.

ORGANIZAÇÃO
Câmara Municipal de Caçador; Prefeitura de Caçador; Fundação Municipal de Cultura; IFSC - Caçador; ACIC; ADR; AMPE; CDL; Colégio Aplicação; Colégio Cenecista Marcos Olsen; Erva Mate Mazutti; Imprensa local; Mitra Diocesana; Pastoral da Saúde; Movimento das Mulheres Trabalhadoras Urbanas; SESC Ler; União das Associações de Moradores de Caçador e UNIARP.


Ascom/CMC
Blog Zanatta News



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com palavrões, ofensa moral, xingamentos ou que possa denigrir a imagem de alguém ou do blog não serão aceitos.