Cadastro Único - Rendimentos de donas de casa é tema de palestra

Técnicos do Cadastro Único que fica anexo ao Bolsa Família em Caçador estiveram reunidos com técnicos da Secretaria Municipal de Assistência, Setor de Habitação, Cras Martello e Norte, para reunião com a assistente social do INSS, Elaine Bullat, para receber informações sobre o benefício BRDC (Baixa Renda Dona de Casa).
A diretora do Bolsa Família, Adriana Bairro, relata que o conteúdo do encontro foi muito proveitoso pois qualifica cada vez mais as equipes que atuam na área do social para bem atender os cidadãos que buscam tanto pela informação quanto ao acesso deste beneficio em Caçador.
O programa
Qualquer pessoa sem renda própria que realize o trabalho doméstico na própria residência pode se filiar à Previdência Social como segurado facultativo de baixa renda. Para isso basta que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e tenha renda mensal de até dois salários mínimos.
A alíquota de contribuição previdenciária é de apenas 5% do salário mínimo por mês. O segurado facultativo de família de baixa renda não pode ter outra fonte de rendimento e a renda familiar não pode ultrapassar o limite estabelecido na legislação de até 2 salários mínimos vigentes.
Esses segurados e seguradas têm direito a aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Mais informações em Caçador podem ser obtidas na sede do Cadastro Único, anexo ao Bolsa Família na rua Adelmir Pressanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com palavrões, ofensa moral, xingamentos ou que possa denigrir a imagem de alguém ou do blog não serão aceitos.